Visto de Trabalho L-1 – Transferência Intracompanhia



O visto de trabalho L-1 permite que o funcionário de uma empresa ou organização com filial nos EUA (ou que esteja planejando abrir uma filial nos EUA) seja transferido e possa trabalhar na sede Americana da multinacional.

A relação societária entre a empresa do país de origem e da empresa Americana pode ser na forma de filial, afiliada, parceira ou subsidiária. Normalmente, a entidade comercial deve possuir ao menos 51% da empresa no exterior e da empresa americana, embora outros cenários sejam possíveis.

O funcionário solicitante do visto L-1 deve ter trabalhado para a empresa patrocinadora do visto por pelo menos um ano completo durante os três anos imediatamente anteriores à solicitação do visto L-1, a não ser que o funcionário estivesse nos EUA com um visto diverso.

Há dois tipos de visto L-1:

Visto L-1A para Executivos ou Gerentes de Multinacional:
O visto L-1A é inicialmente aprovado por três anos, mas pode ser prorrogado por até sete anos.

Visto L-1B para Indivíduos com Conhecimento Especializado:
Conhecimento especializado é o conhecimento proprietário dos negócios, produtos ou estratégia de marketing da empresa. O visto L-1B é inicialmente aprovado por três anos e pode ser prorrogado por até cinco anos.

Empresas Americanas Recém-criadas
Vistos L-1 para empresas americanas recém-criadas são concedidos inicialmente por apenas um ano, mas podem ser prorrogados posteriormente. Para se qualificar para esse tipo de visto, o solicitante deverá comprovar:

  • Criação de uma empresa de acordo com as leis americanas;
  • Contrato de locação do espaço empresarial;
  • Plano empresarial detalhado indicando crescimento e expansão da empresa.

Proposito Duplo ou Dual Intent
O visto L-1 possui propósito duplo. Assim, titulares do visto L-1A podem solicitar residência permanente (Green Card) como executivos ou gerentes de multinacionais na primeira categoria de preferência, sem passar pelo processo de certificação de trabalho.

Já os titulares de vistos L-1B devem normalmente solicitar a certificação de trabalho antes de se qualificarem para Residência Permanente (Green Card).

Cônjuges
O cônjuge do titular de visto L-1 também pode obter autorização de trabalho.

Alguns dos nossos casos de sucesso:

Nos últimos anos, o Serviço de Imigração Americana tem sido extremamente rigoroso na classificação de Conhecimento Especializado para o visto L-1B. Temos o orgulho de dizer que nosso escritório recentemente obteve duas aprovações de vistos L-1B em tempo recorde, sem nos utilizarmos do serviço Premium Processing e sem recebermos requerimento para juntada de novas provas.

  • Arquiteto e Especialista em Computação. Nosso cliente trabalhava na filial de uma pequena empresa de arquitetura Americana localizada em Hong Kong. Esse foi um caso desafiador, já que nosso cliente havia trabalhado na filial de Hong Kong há pouco mais de um ano. Comprovamos que nosso cliente possuía conhecimento especializado dos produtos e processos da empresa e que exerceu papel fundamental na criação de alguns desses produtos. Argumentamos que nosso cliente deveria treinar os funcionários da sede americana e concluir o trabalho de design em vários outros projetos. O caso foi aprovado dentro de nove semanas. (Agosto de 2014).
  • Técnico de Suporte Global e Atendimento ao Cliente. Nosso cliente trabalhava na filial de uma empresa de manufatura Americana localizada no Reino Unido. Embora nosso cliente trabalhasse para a empresa há quatro anos, ele havia perdido seus certificados de formação técnica, normalmente necessários para solicitação de vistos dessa natureza. Ainda assim, nosso caso foi aprovado em menos de seis semanas. (Setembro de 2014)
Print Friendly, PDF & Email