H-1B Visto de Trabalho
O H-1B é um visto super versátil e complexo, e que abrange muitas atividades e profissões. Para se qualificar para um visto H-1B, o solicitante deve ser bacharel em uma universidade Americana (ou equivalente) no campo em que pretende trabalhar e ter uma oferta de emprego. Experiência de trabalho significativa e relevante pode substituir o diploma de bacharel, mas isso deve ser avaliado caso a caso.
Os vistos H-1B tem duração inicial de três anos e podem ser renovados por mais três anos. Após esse período, o solicitante ou beneficiário do visto deve deixar o país por um ano antes de solicitar novamente o visto H-1B.
O beneficiário deve obter um novo visto H-1B sempre que iniciar um novo emprego com um novo empregador. Se o beneficiário estiver nos EUA e não quiser deixar o país para obter o visto, ele pode solicitar mudança de status. O beneficiário então receberá um novo I-94 ao invés de um novo visto. É possível obter o visto Americano aplicando-se nos consulados dos EUA no Canadá ou no México, caso o beneficiário não deseje retornar ao seu país de origem.
O titular de um visto H-1B não pode estar desempregado. Isso significa que não dever ocorrer “atraso” entre um emprego e outro. Caso haja decorrido um período de atraso entre um emprego e outro, é possível que o beneficiário tenha que retornar ao seu país de origem para obter um novo H-1B em um consulado americano.
Proposito duplo ou Dual Intent
O H-1B é um visto de propósito duplo. Isso significa dizer que, embora seja uma modalidade de visto de não-imigrante, o titular do visto não tem a intenção de retornar ao seu país de origem. Portanto, o titular do visto H-1B muitas vezes pode solicitar Residência Permanente nos Estados Unidos (Green Card).
Cota Anual
Atualmente, há uma cota de 65.000 vistos H-1B por ano. No entanto, essa cota se aplica apenas àqueles que estão solicitando o visto H-1B pela primeira vez ou que estão mudando de um visto ou status para o outro (por exemplo, um visto de estudante F-1 para um H-1B). Aqueles que já estão no status H-1B, podem mudar de emprego ou estender seu visto H-1Bs sem que sejam afetados pela cota.
Vistos H-1B Isentos da Cota Anual
- Chile e Cingapura:
- 6.800 dos 65.000 vistos disponíveis são reservados para cidadãos do Chile e de Cingapura. Esses vistos são emitidos apenas para períodos de um ano, mas os pedidos de extensão não se limitam ao período habitual de seis anos.
- Mestrado ou Nível Superior em Universidades Americanas:
- As primeiras 20.000 petições de visto H-1B apresentadas em nome de pessoas com mestrado ou com nível superior obtidas em uma instituição de ensino superior dos EUA estão isentas do limite de vistos anual.
- Instituições de ensino superior e entidades sem fins lucrativos relacionadas ou afiliadas, organizações de pesquisa sem fins lucrativos e organizações de pesquisa governamentais:
- Petições em nome de solicitantes que trabalharão em instituições de ensino superior, entidades sem fins lucrativos relacionadas ou afiliadas, organizações de pesquisa sem fins lucrativos e organizações de pesquisa governamentais, incluindo muitos hospitais municipais, não estão sujeitas ao limite anual e podem ser apresentadas a qualquer momento.
Alguns dos nossos casos de sucesso:
Advocacia efetiva na área de imigração é aquela que permite que solicitantes do visto H-1B, com qualificações e experiências diversas, obtenham o visto no campo em que desejam trabalhar. Nosso escritório se orgulha de ter um excelente histórico de aprovações de vistos H-1B para empresas de todos os tamanhos. Alguns dos nossos casos de sucesso recentes incluem:
- Visto H-1B para gerente de marketing de uma boutique de designer em Nova York com apenas três funcionários. O solicitante possuía um diploma estrangeiro em Administração de Empresas equivalente a um diploma Americano. (2013)
- Visto H-1B para analista de pesquisa de mercado em uma pequena corretora de imóveis em Nova York com base na combinação entre educação e experiência. Visto aprovado após o recebimento de solicitação de evidência. (2013)
- Visto H-1B para arquiteto. O serviço de imigração questionou a necessidade de um arquiteto ser bacharel para desempenhar as funções do cargo. Submetemos cópias de seus desenhos e planos de projeto, bem como informações substanciais que demonstravam a complexidade e a natureza profissional de sua posição. O visto foi aprovado após o recebimento de solicitação de evidência. (2013)
- Visto H-1B para posição técnica em uma empresa japonesa de serviços de internet iniciando suas operações nos EUA. Nosso cliente era um cidadão romeno com graduação em Química e Estudos do Leste Asiático. Comprovamos que ele falava e escrevia japonês fluentemente, havia adquirido experiência na área ao estagiar com a empresa na sede Japonese e possuía conhecimento cultural necessário para “ajustar” e lançar o produto japonês com sucesso no mercado Americano e no mundo. (2011)
- Visto H-1B para Tecnólogo em Alimentos para uma padaria no Brooklyn, Nova York. Esse caso foi desafiador, pois Tecnólogos em Alimentos são normalmente contratados para trabalhar na fabricação de alimentos em escala industrial. Por isso, o Serviço de Imigração questionou a necessidade de uma padaria de porte médio contratar os serviços de um Tecnólogo em Alimentos. Nosso escritório submeteu a documentação necessária comprovando que o Brooklyn é o centro da indústria de alimentos artesanais e a padaria produzia alimentos para uma variedade de pessoas com necessidades alimentares especiais, bem como para varejistas sofisticados. Esses requisitos especiais e a crescente demanda por produtos orgânicos puros no mercado artesanal justificaram a necessidade de um tecnólogo em alimentos em um negócio de médio porte. O visto foi provado após o recebimento da solicitação de evidência. (2013)